segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pés em Azenhas do Mar




PÉS DE LIVIGON RELAXADOS
A SABOREAR AZENHAS DO MAR








BELEZA E PAZ EM
AZENHAS DO MAR






PÉS DE LIVIGON INCUTINDO
PAIXÃO POR AZENHAS DO MAR
A LUÍS CARDOSO






AZENHAS DO MAR

É uma aldeia linda que encanta qualquer pessoa. Situada no litoral de Sintra num vale pitoresco sobre uma baía rochosa que tem como principal atractivo a piscina oceânica escavada nas rochas. Mas, o encanto da aldeia, não surge só por esta baía rochosa e piscina, e sim, também, pelas casas brancas que se encontram embutidas numa escarpa íngreme sobre o mar com aspecto de presépio.

Quando a maré está baixa surge um areal com inúmeras rochas que ficam a descoberto, dando origem a uma pequena praia para banhos de sol. Mas, como a praia não é vigiada e é muito rochosa, as pessoas continuam a usar a piscina para se refrescarem e nadarem um pouco.

O conjunto desta paisagem, confere a Azenhas do Mar um estatuto especial de beleza que passou a ser local recomendado em todos os roteiros turísticos de Portugal, despertando , assim, a curiosidade a qualquer viajante. E, segundo informações que obtive a nível de curiosidade, através de comerciantes, turismo e hostellings de Lisboa e arredores, o postal desta vista, é sem dúvida, um dos postais mais vendidos da região de Sintra e talvez de Portugal .

Em tempos de menina, meus pais eram (e continuam a ser) uns apaixonados por esta paisagem, e muitas foram as vezes que em criança me levaram a saborear aquele recanto. Muitas tardes e manhãs ensolarados passei-as a divertir-me naquela piscina. Piscina, esta, que em tempos de outrora que já lá vão, era vedada com arame por causa das crianças e fazia parte de um complexo marítimo protegido e explorado pelos donos do restaurante que, ainda, hoje lá existe , mas sem a a agitação e animação inesquecível que teve.

Adorava pular para dentro da piscina, sentindo o cheiro do mar e o sabor a sal, sem medo das ondas. Deliciava-me a comer gelados, com sabor a sal em brincadeiras traquinas no meio da água, admirando os rochedos e casas brancas ao meu redor. Tudo isto, marcou demais a minha infância, não só, pela beleza da paisagem, mas também por ser uma piscina diferente de todas as as outras, porque , tinha o cheiro de maresia e a água era salgada.

Na, verdade, hoje a zona, não está nada como foi, e, encontra-se um pouco abandonada sem qualquer preocupação de conservação do que já lá existiu neste lugar magnífico. Em tempos existiu um eléctrico que transportava as pessoas de Sintra a Azenhas do mar, o que tornava a zona, ainda, mais solicitada.

Apesar de abandonada, a praia e piscina de Azenhas do Mar, continuam a ter para mim um carinho especial. Sempre que posso vou até lá matar saudades da paisagem, roubar energia ao mar, sentir o cheirinho da maresia e recordar momentos da minha infância. E, por alguns mimutos projecto na tela do meu cérebro, um dos filmes da minha memória de Azenhas do Mar, e ali fico sentada a vê-lo , ao mesmo tempo que me delicio a comer um gelado, recordando e sentido as vibrações de quando era criança.

Como fica delicioso recordar! Mas, para quem me acompanha, nos passeios a Azenhas do Mar, muitas das vezes me perguntam em que planeta me encontro, porque me esqueço tudo e de todos, e ali fico embrenhada na minha tela interior, com lotação esgotada, com o filme só para mim!.

Azenhas do Mar tem algo de especial, que me transmite sempre uma sensação de paz e bem estar interior, e dou comigo, a fotografá-la sempre que lá vou de vários ângulos. Desta vez, decidi fotografa-la com pezinhos para o Feetbook, para quem o visitar, se apaixonar pela beleza desta aldeia , como eu me apaixonei!!)

Foto: LiviGon/ Azenhas do Mar, Junho de 2010 (Pés de Livigon e Luís Cardoso)

Texto: Golfinha (Livigon)

3 comentários:

Xana disse...

Aí está um local que também gosto bastante e onde já não vou há uns 2 anos...

RCC disse...

É um local lindo que sempre gostei de ir, mas cada vez tenho mais pena de ver o abandono em que está...

Não me lembrava que o electrico passava ali, mas ai está uma coisa que nunca fiz e gostava de fazer ;-)

Golfinha(Livigon) disse...

Curtinha!

O elécrico já nao existe! Ou, se existe, já nao vai até Azenhas do mar.

Pois, se existisse também adoraria fazer esse percurso!