quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

The Barefoot University

No coração do Rajastão, existe uma escola extraordinária.

The Barefoot University nasceu, em 1986, do espírito inovador de um indiano, cuja educação "elitista, cara e snob" não o impediu de querer viver e trabalhar numa aldeia da Índia rural.


Bunker Roy criou uma universidade a pensar na educação dos que vivem com menos de 1 dólar por dia. Uma escola onde os professores são alunos e os alunos professores, onde os graus académicos são renegados a favor do engenho manual; onde as crianças aprendem a democracia e os adultos descobrem como construir um futuro sustentável.


Homens e mulheres, na maioria analfabetos, tornam-se engenheiros solares, dentistas, professores e médicos, e assim contribuem para o desenvolvimento das suas próprias comunidades. Esta filosofia, baseada na vida e no trabalho de Mahatma Ghandi, depressa se espalhou por toda a Índia e hoje já se estendeu ao Butão, Afeganistão, Serra Leoa e Gambia.


Vale a pena ouvir Bunker Roy falar sobre esta história de amor. Ficamos a conhecer uma Primeira-Ministra com 12 anos, uma avó que se torna dentista e uma tecnologia muito especial de impermeabilizar telhados, que as mulheres nunca transmitem aos homens. 
Par ver, aqui.

Fotos: Muhipiti. Agricultores, comerciantes e artífices do Rajastão. Índia, Novembro de 2010.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

E Viva o Descanso!

Porque hoje é Sexta-feira

Viva o Descanso!

Fotografia RCC, PN Montesinho, Dezembro 2011



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Quebra-Nozes

Foi uma memorável noite de bailado, viajando pelas cores e fantasia do Quebra-Nozes.

Os Pas de deux, fouetté, ciseaux e as impressionantes “pirouette’s” das bailarinas deixaram a vontade de lhes fotografar os acrobáticos pezinhos, mas não havendo oportunidade para isso, este testemunho fica também muito bem acompanhado pelo desenho de uma futura artista.


Desenho da autoria de Franguinha, Janeiro 2012