sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pés que não se esquecem

Montagem de X@n@
Milhares são os pés com que nos cruzamos
ao longo de uma vida;
pés que nos aquecem,
pés que massajamos,
pés que caminham lado a lado com os nossos
ou ainda, aqueles que connosco correm
a maratona da existência.
Claro que outros há, menos felizes
como pés pisados nos transportes públicos,
os "pontapé" no traseiro,
os anunciados "pé chato",
os "pé de gesso" ou "pé de chumbo"
e os que constantemente metem a "pata na poça".
Enfim, incontáveis os pés que se nos deparam
ao longo da vida
mas apenas guardo imagens dos pés inesquecíveis ...

Antípoda

- Ó rapariga, tu és de extremos!! - está sempre a dizer-me o meu pai!
Pode ser, mas ..... digam lá que o meu extremo sul não é fotogénico?!

Rutix in Madagascar, 2006

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pés de trabalho



@ the office

Pé primordial


Tirámos estas fotos no Museu de Olduvai Gorge, na Tanzania.
Devido às pesquisas dos antropólogos Louis e Mary Leakey–  que descobriram pegadas de hominídeos preservadas em cinza vulcânica fossilizada. –  este lugar é hoje conhecido como“O Berço da Humanidade”.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pé Enquadrado

Brincadeiras de Enquadramento

Um Enquadramento perfeito pode salvar uma foto!

Enquadradamento de uma foto é algo que tem a ver com o "olho" de cada um! No, entanto, muitas vezes diz-se que para se obter uma boa foto, basta seguir a "Regra dos Terços".

"Regra dos Terços", é uma técnica imaginária de se dividir a foto em 9 quadrados traçados por 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais, e nas partes de cruzamentos posicionar o que se quer destacar na foto. Depois, conforme se gostar mais, escolhe-se o enquadramento vertical ou o horizontal.

Na, verdade, cada um de nós, tem a sua maneira de enquadrar uma foto. Interessa é seguir determinadas orientações a nível de fotografia, dar azo à imaginação, e tentar sempre conseguir uma boa composição, de forma que a imagem capturada transmita mensagens e emoções .

Para além, de que é muito importante ter paixão por fotografia, experimentar enquadramentos, divertir-se e sentir que suas fotos irão causar impressão em qualquer um que as veja.

Nesta foto, dei comigo a tentar ver a melhor captura do meu pé no espaço que envolvia um quadrado, para tal, fui posicionando o meu pé dentro e sobre o quadrado, tal como quando posicionamos os objectos para o enquadramento de uma foto.

O quadrado parecia ter o mesmo nº de pé que o meu. Apesar do seu espaço limitado, decidi experimentar e divertir-me um pouco.

A tendência é colocar aquilo que se quer fotografar ao centro, uma vez que é a composição mais simples. E, não é que das composições que fiz ao colocar o meu pé dentro e sobre o quadrado, a posição do centro foi a que deu melhor composição e enquadramento ao meu “Olho”!

Foto: Lisboa, Edificio Satélite - Março de 2009

Golfinha(LiviGon)

Sincronismo

Decorreram há coisa de meses os vigésimos campeonatos mundiais de natação pedi-sincronizada, em Kazimkaze, Zanzibar.
A equipa nacional mais uma vez excedeu as expectativas, obtendo o primeiro lugar a contar do fim e batendo o seu record pessoal de cabeçadas na borda da piscina.
Uma vez que os últimos são sempre os primeiros, esta excelente classificação já assegurou a sua participação nas próximas pedi-olimpíadas, a decorrer um dia destes na piscina municipal de Vila Nova de Alguidares.
Na imagem, um grande plano da magnífica coreografia efectuada pela dupla das quinas, que levou ao rubro os dois espectadores presentes.

Foto: Plee & Rutix. Zanzibar 2009

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pés de Molho

"Houve um tempo em que as manhãs
abriam todas em lugares diferentes
enquanto os teus dedos se desdobravam em mim (...)
acordávamos lentos e transpirados (...)
e tudo voltava a encaixar-se nos oceanos"
Alice Vieira, in "Dois Corpos Tombando na Água"
Praia do Rosa - OCT 2009 - X@n@

 

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Arco-Íris nos Pés

Para existir cor tem de existir luz!

Arco-Íris, arco-da-aliança, arco-celeste, arco-da-chuva ou arco-da-velha é um fenómeno óptico e meterológico que todos gostamos de observar.

Óptico porque analisa a luz, e metereológico porque interfere com a atmosfera terrestre. O cruzamento destes 2 fenómenos dizem que tem o poder de separar a luz do sol em seu espectro, emitindo-nos, assim, aquele colorido, a que todos chamamos de "Arco-Íris!

Este espectro aproximadamente continuo de cores alegres, surge, quando durante um chuvisco, virmos a luz do sol a brilhar através das gostas de água que caiem das nuvens. Diz-se que este fenómeno, geralmente , acontece quando o céu se encontra a escurecer e está a ser atravessado de uma nuvem de chuva! Então, é a água dessas gotas da chuva, iluminadas pelo brilho do sol que reflecte as diferentes cores do sol, e temos, então, o deslumbrante "Arco-Íris"

A luz, embora, pareça branca, ela é composta por várias cores diferentes.

O "Arco-Íris dos meus pés" ao contrário do "Arco-Íris natural" surge de uma combinação de cores em lã, e pode ser observado, sempre que em noites de inverno friorentas, luminosas e alegres eu as procure!

Tal como o "Arco -Íris natural" o meu Arco-Íris" tem também 7 cores, divergindo em, apenas, 2 cores! Mas, sem dúvida, alguma que o meu tem, também um espectro lindo, embora, não tão contínuo.

Apesar de não tão contínuo, mas contínuo, o espectro do meu "Arco-Íris", tendo em conta, as suas cores vivas e alegres, transmitem a sensação de calor, bem estar, dinamismo, motivação, esperança, harmonia, a auto-estima, para além de estimularem a afectividade .

De acordo com a teoria do Feng Shui, o colorido do meu "Arco-Íris, pode provocar excitação quando usada em excesso, estimular o apetite, a criatividade, comunicação e espiritualidade!

Já quanto à Cromoterapia, é indicada a pessoas tímidas, acalma gerando equilibrio ao corpo e à mente, tem efeito purificador e actua como um oposto da luz.

Digam lá se não gostavam de ter umas meinhias tipo "Arco-Íris" como estas para aquecer os pézinhos?! Só terão que ser friorentas como eu, para receberem presentinhos de aniversário como este .

Foto: Calafate (Patagónia/Argentina-2005)

Golfinha(LiviGon)

Pé de chinela

Pé ante pé
De chinela no pé
Passeando na areia
Uma tornozeleira
Encontrou o meu pé

Pezinho de Rutix. Praia de Paje. Zanzibar 2009

Equador ao quadrado


Um pés em cada hemisfério no Equador, 2008.