Decorre esta madrugada a 83ª cerimónia de entrega dos Óscars. Aqui ficam os meus prognósticos para as categorias principais, a poucas horas do fim do "jogo"...
MELHOR FILME: A Rede Social
Adorei o Discurso do Rei, mas acho que este filme tem mais hipóteses. Não só pelos prémios que tem vindo a recolher nos Estados Unidos, mas porque aborda um tema actual, com um argumento inteligente e irónico, à boa maneira de Aaron Sorkin.
MELHOR REALIZADOR: David Fincher (A Rede Social)
Por conseguir tornar um argumento basicamente "só de conversa", num filme excitante que nos mantem colados ao ecrã, sem a ajuda de efeitos especiais.
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO: Toy Story 3
Uma pena, a meu ver, que um filme de animação computorizado vença a delíciosa e ternurenta animação tradicional de "O Mágico".
MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO: Christian Bale (O Vencedor)
Não vi o filme, mas o facto de ter recebido o Globo e o SAG deixa pouca margem para qualquer dos outros nomeados (mesmo para o sempre genial Geoffrey Rush).
MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA: Melissa Leo (O Vencedor)
Pelo mesmo motivo. Mesmo assim, gostava de ver ganhar Helena Bonham Carter pela sua interpretação da Rainha-mãe, que lhe valeu um BAFTA.
MELHOR ACTRIZ: Natalie Portman (O Cisne Negro)
Excelente desempenho. Pode dizer-se que o Oscar está no papo.
MELHOR ACTOR: Colin Firth (O Discurso do Rei)
A haver surpresas, será aqui. Colin Firth vs Jeff Bridges outra vez. Espero que este ano a sorte sorria ao inglês, pela credibilidade e carinho com que enche o papel de George VI. Apesar de ser fã, há muito tempo, do talento e charme discretos de Colin Firth, Jeff Bridges está excelente no papel de Rooster Cogburn e, no final das contas, a maior parte dos membros da Academia são americanos.... e a personagem já valeu um Oscar a John Wayne, em 1969.
Como curiosidade, se Jeff Bridges vencer, será o terceiro actor na história a receber 2 estatuetas consecutivas.
Foto: Rutix e Oscarix