sábado, 10 de abril de 2010

Os pezinhos na Religião - Parte 2

Templo de Bhandeshwar – Bikaner - India - Fevereiro 2010

O Jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia. Juntamente com o Budismo não considera necessária a existência de Deus como criador.
Mas enquanto o fundador do Budismo foi Siddartha Gautama (Buda) e do Jainismo foi Mahavira (540-467 a.C).
Os 4 grandes princípios do jainismo são: não-violência ( Ahimsa ), evitar a mentira, não se apropriar do que não foi dado e não se apegar às posses materiais; e ainda o princípio da castidade.

À semelhança do hinduísmo e do budismo, o jainismo partilha da crença no karma, embora de uma forma diferente. O karma no jainismo não é apenas um processo em que determinadas ações produzem reações, mas também uma substância física que se agrega a uma alma. As partículas de karma existem no universo e associam-se a uma alma devido às ações dessa alma (por exemplo, quando uma alma mente, rouba ou mata esta provoca a agregação de karma na sua alma. O processo que permite a libertação das partículas de karma de uma alma denomina-se "Nirjara" e inclui práticas como o jejum, o retiro para locais isolados, a mortificação do corpo e a meditação..

Ficou-me na memoria, o guia nos ter dito que, para quem se quiser converter ao Jainismo, uma das primeiras atitudes a tomar como forma de purificar o corpo, será arrancar os cabelos à mão, um por um!



6 comentários:

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...

essa parte do cabelo, e sem querer questionar crenças alheias, parece-me mais tortura... (assim como outras práticas religiosas)

Xana disse...

Aliás, foi apenas isso que nos demoveu da conversão imediata! ;)

disse...

:o)

Rutix disse...

O jejum e o retiro para locais sem TV Cabo também deve ser penoso....!!

Xana disse...

lol ... só podia!