quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pé no Arco

"Do alto do Arco da Rua Augusta, avista-se a cidade que durante séculos foi o palco de longas demandas por esse mundo fora"

"Muitos foram os pézinhos que passo a passo descobriram homens de outras paragens, linguagens que não percebiam, animais e plantas que rivalizavam com o imaginário das suas mentes, paisagens que pareciam o céu e outras que pareciam o inferno, o desconhecido que tentaram conhecer, riquezas que tentaram apoderar-se, crenças que impuseram, indumentárias que "vestiram" o nú... Pézinhos imperfeitos..."

VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO. “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento”.
 

Projecto do Arqto. Veríssimo José da Costa, esculturas na parte superior do arco de Célestin Anatole Calmels que representam ao centro a Glória coroando do lado esquerdo o Valor e do direito o Gênio e no plano mais baixo da autoria de Vitor Bastos as esculturas da esquerda para a direita Viriato, Vasco da Gama, Marquês de Pombal e Nuno Álvares Pereira. E ainda deste último escultor nas laterais esquerda o rio Tejo e direita o rio Douro (estes rios delimitavam a região onde viviam os Lusitanos).
 
 
Atualmente a Arqta. Manuela Arnaut projectou os "pés" que permitem ao comum dos mortais o acesso a esta belíssima Obra de Arte e à maravilhosa vista da cidade das 7 colinas.
 
Foto: Manelita, Arnaut e Muhipiti. Lisboa, Abril 2014

Sem comentários: