The Barefoot University nasceu, em 1986, do espírito inovador de um indiano, cuja educação "elitista, cara e snob" não o impediu de querer viver e trabalhar numa aldeia da Índia rural.
Bunker Roy criou uma universidade a pensar na educação dos que vivem com menos de 1 dólar por dia. Uma escola onde os professores são alunos e os alunos professores, onde os graus académicos são renegados a favor do engenho manual; onde as crianças aprendem a democracia e os adultos descobrem como construir um futuro sustentável.
Homens e mulheres, na maioria analfabetos, tornam-se engenheiros solares, dentistas, professores e médicos, e assim contribuem para o desenvolvimento das suas próprias comunidades. Esta filosofia, baseada na vida e no trabalho de Mahatma Ghandi, depressa se espalhou por toda a Índia e hoje já se estendeu ao Butão, Afeganistão, Serra Leoa e Gambia.
Vale a pena ouvir Bunker Roy falar sobre esta história de amor. Ficamos a conhecer uma Primeira-Ministra com 12 anos, uma avó que se torna dentista e uma tecnologia muito especial de impermeabilizar telhados, que as mulheres nunca transmitem aos homens.
Par ver, aqui.
Fotos: Muhipiti. Agricultores, comerciantes e artífices do Rajastão. Índia, Novembro de 2010.
2 comentários:
Muito interessante.
Sem duvida!
Enviar um comentário